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Volume dos Serviços cai 1,0% em novembro de 2023, no Ceará


Serviços prestados às famílias exerceram a única influência negativa no acumulado no ano. (Foto: Freepik)

Em novembro de 2023, o volume de serviços no Ceará variou -1,0% frente a outubro, na série com ajuste sazonal. Os dados foram divulgados nesta terça (16), pelo IBGE. O resultado negativo é o segundo em sequência. O acumulado dos últimos doze meses manteve dinamismo, ao registrar a mesma taxa (4,4%) de outubro.

Na série sem ajuste sazonal, no confronto com novembro de 2022, o volume de serviços assinalou taxa de 0,5% em novembro de 2023. A variação positiva desse mês foi acompanhada por apenas duas das cinco atividades de divulgação: serviços de informação e comunicação (12,7%) e outros serviços (7,4%).

Entre os setores, serviços prestados às famílias (-11,5%) exerceram o principal impacto negativo, acompanhado dos serviços profissionais, administrativos e complementares (-4,8%) e transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-1,9%).

Janeiro a novembro, frente a 2022
No acumulado de janeiro a novembro de 2023, frente a igual período do ano anterior, o setor de serviços apresentou expansão de 4,2%, com taxas positivas em quatro das cinco atividades de divulgação.

Entre os setores, a contribuição positiva mais importante ficou com o ramo de serviços profissionais, administrativos e complementares (7,3%), impulsionado, em grande parte, pelo aumento das receitas das empresas que atuam nos segmentos de locação de automóveis; serviços de engenharia; cobranças e informações cadastrais; atividades de intermediação de negócios em geral; e agências de viagens.

Em contrapartida, os serviços prestados às famílias (-5,6%) exerceram a única influência negativa no acumulado no ano, pressionados, especialmente, pela menor receita vinda de serviços de buffet; hotéis; restaurantes; e atividades de condicionamento físico.

Atividades turísticas
Em novembro de 2023, o índice de atividades turísticas no estado do Ceará apontou retração de 9,4% frente ao mês imediatamente anterior, quarto resultado negativo consecutivo.

Na comparação entre novembro de 2023 e novembro de 2022, o índice de volume de atividades turísticas no Estado apresentou queda de 18,7%, devido, principalmente, a diminuição na receita de empresas que atuam nos ramos de serviços de buffet; restaurantes; locação de automóveis; espetáculos teatrais e musicais; agências de viagens; transporte rodoviário coletivo de passageiros; e hotéis.

No acumulado de janeiro a novembro de 2023, o agregado especial de atividades turísticas contraiu 2,1% frente a igual período do ano anterior, influenciado, sobretudo, pelas diminuições de receita obtidas por empresas dos ramos de locação de automóveis; serviços de bufê; hotéis; agências de viagens; transporte aéreo; restaurantes; e rodoviário coletivo de passageiros.

Brasil
No país, o volume de serviços prestados no país cresceu 0,4% na passagem de outubro para novembro, quebrando uma sequência de três meses no campo negativo, período em que o setor havia acumulado uma perda de 2,2%. Na comparação com novembro de 2022, o setor de serviços variou -0,3%. No acumulado do ano, até novembro de 2023, o setor de serviços registrou alta de 2,7%. Já no acumulado de 12 meses, houve perda de dinamismo, uma vez que os serviços passaram de um avanço de 3,6%, em outubro, para uma expansão de de 3,0% em novembro.

Três das cinco atividades investigadas pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) avançaram em novembro: outros serviços (3,6%), profissionais, administrativos e complementares (1,0%) e serviços prestados às famílias (2,2%).

“As últimas três taxas negativas reduziram os ganhos, mas o resultado de novembro coloca o setor bem acima (10,8%) do patamar pré-pandemia”, observa o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo. Além disso, o setor de serviços operava 2,6% abaixo do ponto mais alto da série, alcançado em dezembro de 2022.

Setores no país
O maior impacto sobre o resultado geral veio da atividade de outros serviços (3,6%), que cresceu pelo terceiro mês seguido, acumulando alta de 4,9% no período. “Esse setor foi impulsionado pelos serviços financeiros auxiliares, especialmente pelo aumento da receita das empresas de uso do dinheiro digital, como as de máquinas eletrônicas de cartões de crédito e débito. Essa atividade não só impactou o resultado de outros serviços como também posicionou o setor de serviços como um todo no campo positivo”, diz o pesquisador.

Já os serviços profissionais, administrativos e complementares (1,0%), que exerceram a segunda maior contribuição sobre a variação de 0,4% do setor, já haviam registrado alta de 1,1% em outubro, após uma queda de 1,0% no mês anterior. “Nesse segmento, os destaques foram as atividades jurídicas e as empresas de cartões de desconto e programas de fidelidade”, detalha Lobo.

Os serviços prestados às famílias, com o avanço de 2,2% em novembro, recuperaram a perda registrada em outubro (-1,8%). “Nesse mês, a maior influência veio da alta de alojamento e alimentação, mas também houve avanço em outros serviços prestados às famílias, impulsionado, especialmente, pelo crescimento da atividade de espetáculos teatrais e musicais, em função dos shows da cantora Taylor Swift no país”, diz.

Por outro lado, as duas atividades de maior peso no setor de serviços ficaram no campo negativo. O volume dos transportes recuou 1,0%, quarta taxa negativa seguida do setor, que acumulou uma retração de 5,3% nesse período. Em novembro, o transporte de passageiros recuou 2,9%, terceira taxa negativa seguida, enquanto o de cargas avançou 0,6%, após três meses seguidos de queda.

“Os transportes representaram o impacto negativo mais importante no total do setor de serviços. Esse resultado foi influenciado especialmente pelo transporte aéreo, que caiu 16,1% em novembro, a retração mais intensa desde maio de 2022 (-18,6%). Essa queda ocorreu em decorrência dos preços das passagens, que subiram 19,12% naquele mês”, diz o gerente da pesquisa.

Os serviços de informação e comunicação, que representam cerca de 23% do total do setor, variaram -0,1%, após terem avançado 0,2% no mês anterior. “Em novembro, o segmento de telecomunicações caiu 3,2% e impediu um crescimento mais acentuado do setor de serviços como um todo”, analisa Lobo. Os serviços de tecnologia da informação (TI) cresceram 1,3% no mesmo período.

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