Seja Bem Vindo - 05/12/2024 22:20

  • Home
  • Política
  • Termo de cooperação garante instalação de centro de solução de conflitos do Judiciário na Alece

Termo de cooperação garante instalação de centro de solução de conflitos do Judiciário na Alece


Presidentes do TJCE e da Alece assinam termo de cooperação técnica. (Foto: Máximo Moura)

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado Evandro Leitão (PT), e o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), desembargador Antônio Abelardo Benevides, assinaram, na manhã desta sexta-feira (26/01), no Fórum Clóvis Beviláqua, termo de cooperação técnica para instalação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) no anexo III do Poder Legislativo.

A iniciativa faz parte da estratégia da gestão sistêmica e integrativa da Alece, capitaneado pela primeira-dama, Cristiane Leitão, que também participou do ato.

A medida busca aperfeiçoar “práticas autocompositivas” como   mediação, conciliação e outras técnicas de justiça restaurativa com atuação pré-processual. O objetivo do Cejusc/Alece é solucionar demandas das famílias de forma pacífica e ainda ofertar oficinas de parentalidade.

O presidente do Poder Legislativo, deputado Evandro Leitão (PT), destacou que  a cooperação entre os dois poderes vai contribuir para atender a população de todo o estado, principalmente os segmentos mais vulneráveis.

“Saio daqui muito feliz porque vamos fazer com que processos não sejam judicializados. A chancela do Poder Judiciário nos dá uma legitimidade muito forte e fico feliz porque nosso mister maior é contribuir com a população mais vulnerável, aquela que necessita do braço do Poder Legislativo”, assinalou.

A primeira-dama da Assembleia Legislativa, Cristiane Leitão, ressaltou que a integração do Centro de Mediação e Gestão de Conflitos (Cemgec) da Alece e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do TJ fortalece a credibilidade e a atuação do Cemgec.

“Nós da Alece conseguimos contemplar a área judiciária como um todo porque temos o Procon Assembleia; o Núcleo Descentralizado de Atendimento e Petição Inicial da Defensoria Pública do Ceará, e agora vamos receber o Cejusc. No equipamento denominado Cejusc/Alece nós vamos poder homologar as mediações, e os processos judiciais poderão ser encaminhados ainda no Anexo III da Alece. Esses serviços transformam, ajudam e cuidam de toda a sociedade”, celebrou.

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ-CE), desembargador Antônio Abelardo Benevides, enalteceu a cooperação entre os poderes. Segundo ele, a parceria com a Assembleia Legislativa vai aproximar os poderes dos segmentos mais vulneráveis da sociedade. “Acho que o Poder Judiciário tem que estar mais próximo das camadas desfavorecidas, aquelas que têm mais dificuldade de acessar o judiciário e as instituições governamentais. Essa parceria vai ensejar isso”, frisou.

O atendimento à população terá início no dia dois de fevereiro, no anexo III da Assembleia Legislativa.

Também participaram da assinatura do termo de cooperação a desembargadora Vanja Fontenele e a coordenadora do Centro de Mediação e Gestão de Conflitos (Cemgec) da Alece, Raisa Lou.

(Com informações da Assembleia Legislativa do Ceará – Alece)

O post Termo de cooperação garante instalação de centro de solução de conflitos do Judiciário na Alece apareceu primeiro em O Otimista.



fonte da notícia!

VEJA MAIS

Resultado da Quina 6599 de hoje, 05/12; prêmio é de R$ 36,5 milhões – Negócios

Legenda: Os sorteios da Quina são realizados de segunda a sábado Foto: Foto: Paulo Pinto…

Aliança Energia abre inscrições para programa de estágio 2025 – Jornal dos Municípios

Aceji – Associação Cearense de Jornalistas do Interior em Diretor Comunicador há mais de 30…

Resultado Dia de Sorte 997 de hoje, 05/12; prêmio é de R$ 350 mil – Negócios

Legenda: Sorteio do Dia de Sorte é realizado pela Caixa Econômica Federal Foto: Reprodução No…