O sindicato afirma que há conversas com o governo federal, mas as propostas colocadas na mesa não atendem as expectativas dos servidores
Aflaudísio Dantas
aflaudisio@ootimista.com.br
O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Ceará (Sintsef-CE) fará manifestação na próxima quarta-feira (24) pedindo, dentre outras demandas, reajuste salarial e reestruturação no serviço público. O ato ocorrerá em frente ao prédio da Receita Federal, em Fortaleza.
O Sintsef reclama que os salários enfrentam defasagem de até seis anos. O sindicato afirma que há conversas com o governo federal, mas as propostas colocadas na mesa não atendem as expectativas dos servidores. “Na última reunião que tivemos com o governo nos foi apresentada uma proposta que sugere um reajuste de 9%, dividido em 0% em 2024 e 4,5% em 2025 com o mesmo percentual em 2026; aumento no valor do vale-alimentação e nos auxílios-saúde e creche em 2024 para todos os servidores da administração pública federal em atividade, e isso não supre as necessidades dos servidores”, explica o o coordenador Geral do Sintsef-CE, Roberto Luque.
Também é alegado que o corpo de servidores está defasado por conta de aposentadorias. Muitos trabalhadores estariam suprindo mais de uma função de forma simultânea, daí o pedido por reestruturação com a realização de mais concursos públicos. O governo federal prepara o concurso federal unificado. O certame tem sido apelidado de o “Enem dos Concursos”.
Outra pauta do ato é o fim da PEC 30/20. Dispositivo proposto na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a medida reformula o serviço público da forma como é concebido atualmente. O texto reformula 28 trechos da Constituição Federal, além de trazer novos artigos. O conjunto altera regimes de contratação, remuneração, desligamento, com medidas válidas para servidores admitidos após a aprovação da PEC.
O post Servidores públicos federais protestam pedindo reajuste salarial e reestruturação apareceu primeiro em O Otimista.