Política
Um dos primeiros passos é incentivar filiados, no âmbito dos diretórios, a concorrerem a cargo de prefeito e de vereador. Para isso, a agremiação geralmente contrata pesquisa de opinião para aferir a aceitação dos pré-candidatos.
Israel Gomes
politica@ootimista.com.br
Faltando menos de nove meses para o primeiro turno das eleições municipais de 2024, marcado para o dia 6 de outubro, os partidos no Ceará já realizam os primeiros movimentos para se posicionar no tabuleiro eleitoral. Em jogo está a articulação e definição dos agentes políticos que disputarão os cargos de vereador e prefeito nos municípios no pleito deste ano.
Com cinco pré-candidaturas colocadas à disposição em Fortaleza, o Partido dos Trabalhadores (PT), presidido na Capital pelo deputado estadual Guilherme Sampaio, formou Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) que vai assessorar a Executiva da legenda na composição da chapa de vereadores e noutras definições do processo interno relativo às eleições.
“Foi marcada a primeira reunião desse grupo na próxima segunda-feira, 15/1, e a primeira reunião da chapa de vereadores para o próximo dia 25/1. Ainda este mês devemos ter uma nova reunião da Executiva para seguirmos com os preparativos do ano eleitoral”, contou Guilherme Sampaio ao O Otimista.
A sigla quer retornar ao comando do Paço Municipal após 12 anos, quando encerrou o segundo mandato da prefeita e hoje deputada federal, Luizianne Lins, uma das pré-candidatas do partido para 2024. Além dela, outros nomes estão à disposição, como o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão; os deputados estaduais Guilherme Sampaio e Larissa Gaspar; e o assessor de Assuntos Municipais do Governo do Ceará, ex-deputado Artur Bruno.
A pedido do governador Elmano de Freitas (PT), a possível decisão do nome que concorrerá ao Paço Municipal ficou para abril, depois do período da chama “janela partidária”. Parlamentares da sigla defendem que o chefe do Executivo estadual tenha participação “contundente” na determinação do nome, ressaltando que uma vitória ou derrota podem ter impacto significativo na administração estadual.
PDT
Depois de um ano – 2023 – com acontecimentos que agravaram a crise interna originada nas eleições de 2022, o PDT inicia um novo momento. A Comissão Provisória que agora comanda a legenda até julho próximo, depois que encerrou a vigência do antigo diretório chefiado pelo senador Cid Gomes, é presidida pelo ex-senador Flávio Torres.
A nova composição é alinhada com o grupo do deputado federal André Figueiredo, que preside o PDT nacionalmente de forma interina, e ainda conta com nomes como o ex-presidenciável Ciro Gomes e o ex-prefeito Roberto Cláudio, que comanda a legenda em Fortaleza. O grupo chega com o desafio de estruturar o partido para as eleições, uma vez que a sigla pode sofrer baixas com deputados estaduais e federais, vereadores de Fortaleza e cerca de 40 prefeitos anunciando desfiliação.
O primeiro compromisso da legenda ocorreu nesra sexta-feira (12), na sede do PDT/Ceará, em Fortaleza, com a filiação de novos membros e apresentação da nova Comissão Provisória que ainda tem Cristina Brasil (vice-presidência), o vereador da Capital Iraguassú Filho (tesoureiro) e Francisco das Chagas Soares (secretário). O evento contou com a presença do ministro da Previdência, Carlos Lupi, presidente nacional licenciado da sigla.
PSOL
O PSOL, que na eleição de 2020 teve o deputado estadual Renato Roseno como candidato à Prefeitura de Fortaleza, deixou para este ano a decisão sobre candidatura na Capital. Na segunda-feira (15), a Executiva Estadual se reúne para discutir a conjuntura e perspectivas dos municípios. Nos dias 17 e 20, o partido realizará plenárias em Fortaleza, sendo a primeira no bairro Benfica e a segunda ainda com local a definir. O mês de janeiro na legenda será finalizado com a Convenção Municipal de Fortaleza marcada para dia 27.
Partido Liberal quer trazer Jair Bolsonaro para lançamento de pré-candidaturas
Comandado no Ceará pelo deputado estadual Carmelo Neto, o Partido Liberal – PL do ex-presidente Jair Bolsonaro tem como pré-candidato a prefeito na Capital o deputado federal André Fernandes. A programação do partido para este ano iniciou com um encontro de lideranças em Caucaia, que tem o Coronel Aginaldo como pré-candidato a prefeito. As agendas com deputados e membros do PL Jovem e PL Mulher seguem nos finais de semana como aconteceu neste sábado (13), na região do Vale do Jaguaribe.
Segundo Carmelo Neto, em fevereiro, a legenda fará atos de filiação em alguns municípios. “Em março teremos a nossa convenção estadual, com a presença do presidente Jair Bolsonaro, e o lançamento dos pré-candidatos majoritários do partido para a eleição deste ano”, afirmou o parlamentar ao O Otimista.
Ainda no seguimento dos partidos conservadores, os movimentos do ano eleitoral incluem a saída de Capitão Wagner (União Brasil) da Secretaria da Saúde de Maracanaú para se dedicar às questões eleitorais e à pré-campanha dele a prefeito de Fortaleza.
“Devemos deixar a secretaria em fevereiro, logo após o Carnaval, para focar nas articulações do União Brasil, a nível de estado, tendo em vista que sou presidente no Ceará. Paralelo a isso, estaremos focados na pré-campanha em Fortaleza, já temos programado eventos de filiação para futuros candidatos, tanto na Capital, quanto no Interior”, disse o ex-deputado federal.
Conforme Wagner, será dada continuidade aos encontros do União Brasil nas regionais de Fortaleza, assim como foi realizado em 2023. “Devemos ter um grande evento de confirmação da pré-candidatura, ainda no primeiro semestre e diversas programações do União Mulher, União Jovem, tudo para intensificar as nossas bases eleitorais”, ressaltou o político.