Economia
Nathália Bernardo será a sexta tripulante numa expedição científica pelo Caribe ao longo de fevereiro. Experiência será compartilhada em tempo real em todas as plataformas do Grupo Otimista
Redação O Otimista
ootimista@ootimista.com.br
O Grupo Otimista de Comunicação estará a bordo do primeiro barco movido a hidrogênio verde do mundo, o Energy Observer, para uma navegação científica de três semanas pelo Caribe. Primeira brasileira a participar da expedição, a jornalista Nathália Bernardo será a sexta integrante da tripulação, composta por cientistas, repórteres e marinheiros franceses.
O embarque será no dia 8 de fevereiro em Fort-de-France, na Martinica, com desembarque previsto para o dia 26 em Miami, nos Estados Unidos. No roteiro, estão paradas em Guadalupe, Ilhas Virgens, Porto Rico, República Dominicana e Bahamas. Toda a viagem será compartilhada nas plataformas do Grupo Otimista de Comunicação – jornal, portal, redes sociais, TV e revistas.
As pautas contemplam as inovações tecnológicas embarcadas, biodiversidade marinha, integração com a natureza, condições de navegação e cotidiano a bordo entre outras. Para ampliar o alcance, o conteúdo digital será trilíngue, em português, francês e inglês. No site do Energy Observer, o público também pode conferir a localização e condições de navegação do barco em tempo real, ferramenta disponível desde o início da odisséia de volta ao mundo, há sete anos.
Embaixador francês da sustentabilidade, o Energy Observer é um barco laboratório que funciona com energia solar, eólica, hidrelétrica e hidrogênio produzido a partir da eletrólise da água do mar. A iniciativa atesta a viabilidade de um transporte marítimo descarbonizado, zero emissões de gases de efeito estufa, zero partículas finas e zero barulho. Lançada ao mar em 2017, na França, a embarcação já percorreu mais de 60 mil milhas náuticas e 40 países, incluindo o Brasil, com escala em Fortaleza no último mês de novembro. Em sua odisséia, que será concluída nas Olimpíadas de Paris neste ano, o Energy Observer explora tecnologias limpas, sensibiliza os cidadãos para a transição energética e promove iniciativas sustentáveis. A iniciativa é patrocinada por empresas como Accor, Thélem, Air Liquide, BCPE, Delanchy, Toyota, Qair, Guyot Environnement, Triangle Intérim e CMA CGM. União Europeia, Unesco, Ministério da Transição Ecológica da França e Irena também apoiam o projeto.
Com o sucesso do projeto, a empresa desenvolve uma nova embarcação, o primeiro navio cargueiro zero emissões do mundo. “Meu propósito é descarbonizar o transporte marítimo mundial”, diz Victorien Erussard, navegador e fundador do Energy Observer, em referência ao setor que reponde por 3% das emissões mundiais.
Soluções sustentáveis existem e são viáveis, diz fundador
Para Victorien Erussard, navegador e fundador do Energy Observer, a divulgação do trabalho é fundamental para mostrar que as soluções para um futuro sustentável já existem e funcionam. “Compartilhar a nossa experiência é essencial para mostrar a viabilidade das soluções sustentáveis, inspirar um grande público e jogar luz sobre ações positivas pioneiras em todo o mundo”, diz ele. Ao longo da Odisséia, a equipe produziu uma série documental de 13 episódios para a televisão francesa intitulada, em tradução livre, “A Odisséia para o Futuro”, além de outros 500 vídeos para a internet.
Olhar brasileiro
Nathália Bernardo, diretora-geral do Grupo Otimista, descreve a expedição a bordo do Energy Observer como única. “Esta embarcação está mudando o mundo e é uma honra imensurável fazer parte desta mudança. Nós temos um propósito em comum, o de construir um futuro mais sustentável, e sabemos que a educação e a comunicação são ponte para isso. Como jornalista, brasileira e apaixonada pelo nosso planeta, sou grata ao Energy Observer pela oportunidade de contribuir”, diz a jornalista, que é colunista de Inovação e Sustentabilidade, pós-graduanda em ESG, cursou especialização em Inovação Tecnológica e pratica diversas modalidades de esportes náuticos.