Plataforma AgroBrasil+Sustentável, ferramenta desenvolvida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), disponibilizará informações organizadas, rastreáveis e confiáveis sobre a produção agrícola sustentável, sendo uma alternativa estratégica para que o produtor possa atender as exigências do mercado internacional.
A ferramenta foi apresentada nesta semana, durante os encontros promovidos pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), com representantes de ministérios e instituições ligadas aos setores agropecuários afetados pela Lei Antidesmatamento da União Europeia (UE)
Em fase de elaboração pela Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI) do Mapa, o objetivo da plataforma é retratar, com exatidão, a sustentabilidade do agronegócio brasileiro e desfazer a imagem negativa do país. Além disso, também pretende mitigar o efeito da Lei Antidesmatamento, no que se refere à exclusão do pequeno produtor, fator preocupante do ponto de vista da desigualdade.
A ferramenta digital governamental será voluntária, universal e gratuita. A expectativa é de que os primeiros módulos estejam disponíveis em julho deste ano, contribuindo com a transparência dos processos produtivos e com a redução de riscos e custos em toda a cadeia de valor.
O post Ministério da Agricultura prepara plataforma digital para dar transparência sobre sustentabilidade apareceu primeiro em O Otimista.