Israel Gomes
israel@ootimista.com.br
Segundo a atual coordenadora-geral do projeto da Assembleia Legislativa do Ceará, deputada Jô Farias (PT), o programa tem núcleos em 22 municípios do Estado e 12.500 alunos inscritos.
O programa Alcance, da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), atendeu em 2023 aproximadamente 12.500 jovens nos seus quatro eixos de atuação (Enem, Socioemocional, Idiomas e Profissionalizante), em cerca de 200 aulas presenciais administradas nos 22 núcleos instalados em municípios (espaços organizados para a transmissão dos aulões aos sábados), além de cursos de Educação a Distância (EaD). Para este ano a meta é ampliar o eixo do Ensino Profissionalizante, conforme informou a coordenadora-geral do projeto, deputada Jô Farias (PT).
“Queremos fortalecer e dar uma outra roupagem à questão profissionalizante para que esses meninos tenham a oportunidade de entrar no mercado de trabalho para sair dessa condição da juventude ‘nem-nem’, que nem estuda e nem trabalha. O que nós queremos é isso”, destacou a parlamentar.
Em junho passado, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que no Ceará havia cerca de 605 mil jovens “nem-nem”.
Qualificação
O programa Alcance opera na preparação para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e vestibulares, quanto na qualificação profissional por meio da oferta de cursos preparatórios e profissionalizantes gratuitos.
A iniciativa tem como eixo central contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem, sobretudo para estudantes da rede de ensino público. Dessa forma, proporcionando o ingresso desses jovens no ensino superior, assim como no mercado de trabalho por meio de um conjunto de ações ofertadas na modalidade presencial e EaD.
“Em 2023 tivemos a felicidade de ser a coordenadora geral, junto com toda a equipe do programa Alcance, com a coordenação pedagógica, da saúde mental e do Alcance Profissionalizante”, ressaltou Jô Farias ao apresentar o balanço das atividades realizadas ano passado.
A deputada agradeceu o presidente da Alece, Evandro Leitão (PT), pela oportunidade de ficar à frente do projeto. “É um programa lindo, que cuida da nossa juventude, tanto para o Enem e os vestibulares, quanto para o profissionalizante. Isso que eu acho que temos que trazer para nossa juventude, são as políticas efetivas, tanto no currículo e na escola para o ensino superior, quanto para a questão do mercado de trabalho”.
O programa é fundamentado em quatro áreas de atuação. A primeira, o Alcance Enem, oferece cursos preparatórios para o Enem e outros vestibulares. No segundo, intitulado de profissionalizante, há a oferta de formação profissional e desenvolvimento pessoal para o mercado de trabalho.
O terceiro eixo, chamado de Socioemocional, tem a finalidade de potencializar a aprendizagem por meio de recursos para o equilíbrio emocional. Por fim, o Idiomas que, em parceria com a Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), disponibiliza cursos de inglês e espanhol, na modalidade a distância.
“Eu tenho andado muito nesse Ceará, onde implantamos novos núcleos. Além das aulas, que são online, e da plataforma que é maravilhosa, os professores não deixam a desejar para nenhum cursinho particular”, destacou Jô Farias.
Para chegar a esse objetivo, a deputada relembrou que foram celebrados vários acordos significativos em 2023. “Para isso, nós fomos buscar as parcerias com o Ministério Público do Trabalho e as instituições formadoras como o Isbet (Instituto Brasileiro Pró-Educação, Trabalho e Desenvolvimento)”, afirmou. “Fizemos a nossa primeira feira profissionalizante aqui com mais de mil alunos participantes com exposição e as palestras trazidas também pelo Ministério Público do Trabalho e órgãos do Estado que tratam dessa política”, acrescentou a parlamentar.
O post Meta do programa Alcance é ampliar o ensino profissionalizante apareceu primeiro em O Otimista.