Segunda sede do Instituto no país será construída no prédio da Base Aérea de Fortaleza
Durante live com internautas nesta quarta-feira (10), o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), confirmou a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Fortaleza no dia 18 de janeiro para a inauguração da pedra fundamental do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), no estado.
“Quero dizer que dia 18, quinta-feira, nós vamos, se Deus quiser, ter a vinda do presidente Lula. E a vinda do presidente Lula, para a nossa alegria, junto com ministro da Educação Camilo Santana, junto com o ministro da Defesa José Múcio, junto com o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Damasceno, para fazer o ato formal para instituição do campus no ITA no estado do Ceará”, afirmou o governador.
Ainda segundo Elmano, a expectativa é que ainda em 2024 haja seleção para o Instituto e, em 2027, se inicie a primeira turma.
Lula inicia obras do ITA em Fortaleza
No fim do ano passado, os ministérios da Educação e da Defesa assinaram um acordo de cooperação técnica de consolidação de ações para iniciar a implementação de campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em Fortaleza.
O Ceará é destaque em aprovações do vestibular ocupando uma média de 40% das vagas, por isso, a segunda sede do Instituto será construída no prédio da Base Aérea de Fortaleza. O relatório que apontou a viabilidade da instalação foi aprovado e apresentado no início de outubro de 2023. Apesar de não haver uma definição de quais cursos vão ser ofertados , o ministro da Defesa José Múcio já confirmou que o instituto terá a mesma qualidade da sede em São José dos Campos, em São Paulo.
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica é uma instituição de ensino superior pública do Comando da Aeronáutica, localizada na cidade de São José dos Campos, São Paulo. A Instituição é um centro de excelência, com cursos de graduação e pós-graduação em áreas afins da engenharia, sendo o setor aeroespacial o de maior destaque, oferecendo alimentação gratuita e moradia de baixo custo aos seus alunos.
Fonte: https://gcmais.com.br/