O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), virá a Fortaleza nesta sexta-feira (19) para a inauguração da pedra fundamental do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), no Ceará. O evento acontecerá na Base Aérea da capital, no bairro Aeroporto.
O ministro da Educação, Camilo Santana, o comandante da Aeronáutica, Marcelo Kanitz Damasceno, e o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho participam de cerimônia, que está marcada para acontecer às 13h30. As novas instalações do ITA estão sendo projetadas por meio da Superintendência de Obras Públicas (SOP-CE). O Ministério da Educação destinou R$ 50 milhões para investir no equipamento.
No fim do ano passado, os ministérios da Educação e da Defesa assinaram um acordo de cooperação técnica de consolidação de ações para iniciar a implementação de campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em Fortaleza. A expectativa é que ainda em 2024 haja seleção para o Instituto e, em 2027, se inicie a primeira turma.
Lula inicia obras do ITA em Fortaleza
O Ceará é destaque em aprovações do vestibular ocupando uma média de 40% das vagas, por isso, a segunda sede do Instituto será construída no prédio da Base Aérea de Fortaleza. O relatório que apontou a viabilidade da instalação foi aprovado e apresentado no início de outubro de 2023. Apesar de não haver uma definição de quais cursos vão ser ofertados , o ministro da Defesa José Múcio já confirmou que o instituto terá a mesma qualidade da sede em São José dos Campos, em São Paulo.
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica é uma instituição de ensino superior pública do Comando da Aeronáutica, localizada na cidade de São José dos Campos, São Paulo. A Instituição é um centro de excelência, com cursos de graduação e pós-graduação em áreas afins da engenharia, sendo o setor aeroespacial o de maior destaque, oferecendo alimentação gratuita e moradia de baixo custo aos seus alunos.
Fonte: https://gcmais.com.br/
Comunicador há mais de 30 anos, comanda o Jornal dos Municípios, que veio de um programa da Rádio Clube de Fortaleza (antiga Ceará Rádio Clube) para as páginas de internet.Atualmente exerce o cargo de diretor da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI), sendo também ex-presidente da instituição.