A Prefeitura de Maracanaú está realizando uma ação ecológica de desassoreamento na Lagoa de Maracanaú, um dos principais e mais simbólicos recursos hídricos do Município. A ação executada pela Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Desenvolvimento Urbano — Seinfra foi autorizada pela Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano — Semam, após realização de estudo de avaliação de impacto e viabilidade ambiental.
Desassoreamento — A Lagoa de Maracanaú, ao longo dos anos, passou por um grande acumulo de resíduos, prejudicando a qualidade da água e interferindo no seu curso natural. Com o serviço de desassoreamento, por meio de retroescavadeiras, estão sendo retirados o excesso de resíduos, aumentada a profundidade da lagoa, também há a ampliação do leito da lagoa, garantindo a melhor qualidade da água, diminuição da poluição e redução do risco de enchente na jusante, ou seja, na área pós-sangradouro.
Adubo natural — O material retirado do fundo da Lagoa de Maracanaú é rico em matéria orgânica e já está sendo utilizado na requalificação do paisagismo da cidade.