Entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro, o Ceará recebeu importantes reuniões internacionais voltadas para a educação, no Centro de Eventos do Ceará, com a presença de lideranças do G20 e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Como parte da programação, uma comitiva internacional realizou um tour cultural por equipamentos geridos pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), que desempenha papel fundamental na promoção da cultura e da inclusão social no Ceará.
O roteiro incluiu visitas ao Theatro José de Alencar e ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, ambos integrantes da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará (Rece), administrados em parceria com a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará).
A Escola de Gastronomia Social, também sob a gestão do IDM, foi responsável pelo jantar de boas-vindas, oferecendo pratos preparados por talentos locais. “É essencial que ministros de vários países conheçam essa experiência tão inovadora nas áreas de educação, cultura e gastronomia social, integralmente financiada pelo Governo do Estado. Essa oportunidade permite que explorem nossa cultura alimentar e os inúmeros produtos criados em nossos laboratórios, fortalecendo a imagem do Ceará como referência cultural e educacional. A presença das delegações nos espaços públicos, que também visitam o Theatro José de Alencar e o Centro Dragão do Mar, destaca o papel fundamental dos equipamentos culturais do Ceará e a contribuição do IDM para o desenvolvimento de iniciativas que ampliam o acesso à cultura e valorizam nosso patrimônio”, afirma Rachel Gadelha, diretora-presidente do IDM.
As reuniões técnicas e ministeriais do G20, organizadas pelo Ministério da Educação, e, em seguida, o Global Education Meeting, evento promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), integram a semana Ceará: Centro Global da Educação, reunindo representantes globais para discussões sobre temas urgentes da área educacional.
Saiba Mais
O Instituto Dragão do Mar é uma Organização Social (OS) com 26 anos de atuação no campo cultural do Ceará. É uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, e atua em parceria com o Governo do Ceará, especialmente com a Secretaria de Cultura, maior e mais antiga parceira da instituição.
A OS é especialista na gestão de experiências de formação e fruição cultural em artes, patrimônio e memória, gastronomia social, esporte e meio ambiente e, atualmente, faz a gestão de 16 espaços e equipamentos públicos, em parceria com o Governo do Ceará, sendo cinco no interior do estado.