Seja Bem Vindo - 05/12/2024 11:07

  • Home
  • BRASIL
  • Estudos provam que falta de creche prejudica empregabilidade de mães

Estudos provam que falta de creche prejudica empregabilidade de mães

 

De Tonia Machado, da redação do LinkedIn Notícias

Um estudo da FGV Ibre aponta que a falta de vagas em creches e pré-escolas públicas no Brasil prejudica a inserção das mulheres no mercado de trabalho e o desenvolvimento das crianças. O levantamento mostra, ainda, que o país está longe de cumprir a meta do Plano Nacional de Educação de universalizar a educação infantil para crianças de 0 a 5 anos. Além disso, revela que as mães com filhos fora da escola têm menor escolaridade, renda e participação no mercado. Entre as mães de crianças de 0 a 1 ano fora da creche, por exemplo, 53,8% estão fora da força de trabalho. Já entre aquelas com filhos matriculados a taxa cai para 18,1%. A situação é mais grave para as mães negras, que enfrentam mais dificuldades para encontrar vagas.

Segundo levantamento da economista Janaína Feijó, crianças fora de escolas correspondem a maior parcela de mães fora do mercado de trabalho. Estudo do FGV IBRE – Instituto Brasileiro de Economia afirma que a cobertura de vagas para crianças de 0 a 5 anos está abaixo da meta estipulada pelo Plano Nacional de Educação, impactando não só o desenvolvimento dos alunos, como também a permanência das mulheres na força de trabalho. 40% das mulheres dizem estar fora do mercado de trabalho por conta das responsabilidades familiares.

Em um país em que a taxa de pessoas em situação de pobreza chegou a 31,6% e a taxa de desemprego nacional em 7,5% é compreensível como políticas de ampliação da oferta de vagas na rede de ensino são de extrema relevância.

Em 2022, o Livres propôs a ampliação de oferta de Ensino Integral, o que possibilita que mães e responsáveis trabalhem em período integral, além do maior desenvolvimento educacional da criança. Além disso, nosso Caderno de Políticas Públicas defende também o Vale-Educação, que, de forma complementar a rede pública, aprimoraria o acesso de crianças carentes a escolas em diferentes modalidades de gestão, dando maiores possibilidades de inserção infantil.

VEJA MAIS

BNB cresceu nos últimos 2 anos e voltou ao protagonismo – Egídio Serpa

Principal agência de financiamento dos principais setores da economia regional, o Banco do Nordeste (BNB)…

Concurso TRT-15 tem cargos de analistas com salários de até R$ 16 mil; veja edital – Papo Carreira

O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15) divulgou edital de concurso para formação…

Fortaleza perde para Atlético-GO e vê G-4 da Série A escapar – Jornal dos Municípios

Foto: Reprodução O Fortaleza sofreu uma derrota amarga na noite desta quarta-feira (4), ao ser…