Planejamento, organização e criatividade são ferramentas fundamentais para pequenos negócios que desejam aproveitar o Carnaval deste ano para conquistar faturamento maior e novos clientes. Entre os segmentos mais aquecidos no período da festa, estão as atividades relacionadas à economia criativa, como cultura, moda, design, música, artesanato, audiovisual, além das áreas de alimentação e bebidas, beleza e turismo.
Presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Décio Lima destaca que a celebração mostra todo o potencial dos empreendedores brasileiros que atuam na música, no artesanato, na moda e na gastronomia, por exemplo.
“O Carnaval movimenta toda a economia brasileira e isso permite oportunidades na geração de emprego e mais inclusão. A festa aquece o turismo, o comércio e os empreendedores conhecem o potencial econômico dessa data”, diz.
A coordenadora de economia criativa do Sebrae, Denise Marques, afirma que a festa desperta os empreendedores criativos que são movidos à paixão pelo que fazem. “É o momento ideal para validar e testar seu negócio, a fim de gerar um engajamento com seu público-alvo. Depois é seguir o fluxo de qualquer empreendimento, que é ter de fato um CNPJ e alcançar novas oportunidades”, complementa.
CONFIRA DICAS PARA ATRAIR OS CLIENTES QUE VÃO CURTIR A FOLIA:
Criatividade: atualize sua marca nas redes sociais com uma identidade visual para o Carnaval, com elementos visuais característicos da festa. Capacite sua empresa no marketing digital para melhorar as vendas on-line e a presença digital nas redes sociais;
Espaço físico: a loja física também requer atenção e uma decoração especial – crie um ambiente que gere uma boa experiência para o seu cliente. O consumidor quer ser bem atendido e alguns detalhes como som ambiente e brindes podem ser um diferencial;
Estoque: é importante estar atento para não perder vendas. Fique atento às novidades. O fornecedor é parte fundamental nesta etapa. Se possível, faça uma reposição completa, considerando as variedades do produto (cor, tamanho, modelos). Além disso, diversifique os fornecedores e cheque as melhores condições de prazo, qualidade, preço e prontidão de estoque;
Combo interno: ofereça descontos e aproveite para vender itens parados no estoque, com pouca demanda ou que possam sofrer alguma redução nas vendas após o período do Carnaval, como produtos específicos de verão, estampas coloridas, entre outros;
Parcerias: é também uma boa oportunidade para fechar combos com parcerias externas com lojas, pousadas, bares e restaurantes que recebem o mesmo público de interesse do seu negócio (combo externo).
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