Seja Bem Vindo - 24/03/2025 14:34

  • Home
  • PRINCIPAL
  • Economia criativa, alimentação, beleza e turismo ganham impulso no Carnaval

Economia criativa, alimentação, beleza e turismo ganham impulso no Carnaval


Dentro da economia criativa, ganham destaque atividades ligadas à cultura, moda, música, design, artesanato e audiovisual (Foto: Douglas Magno/AFP)

Planejamento, organização e criatividade são ferramentas fundamentais para pequenos negócios que desejam aproveitar o Carnaval deste ano para conquistar faturamento maior e novos clientes. Entre os segmentos mais aquecidos no período da festa, estão as atividades relacionadas à economia criativa, como cultura, moda, design, música, artesanato, audiovisual, além das áreas de alimentação e bebidas, beleza e turismo.

Presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Décio Lima destaca que a celebração mostra todo o potencial dos empreendedores brasileiros que atuam na música, no artesanato, na moda e na gastronomia, por exemplo.

“O Carnaval movimenta toda a economia brasileira e isso permite oportunidades na geração de emprego e mais inclusão. A festa aquece o turismo, o comércio e os empreendedores conhecem o potencial econômico dessa data”, diz.

A coordenadora de economia criativa do Sebrae, Denise Marques, afirma que a festa desperta os empreendedores criativos que são movidos à paixão pelo que fazem. “É o momento ideal para validar e testar seu negócio, a fim de gerar um engajamento com seu público-alvo. Depois é seguir o fluxo de qualquer empreendimento, que é ter de fato um CNPJ e alcançar novas oportunidades”, complementa.

CONFIRA DICAS PARA ATRAIR OS CLIENTES QUE VÃO CURTIR A FOLIA:

Criatividade: atualize sua marca nas redes sociais com uma identidade visual para o Carnaval, com elementos visuais característicos da festa. Capacite sua empresa no marketing digital para melhorar as vendas on-line e a presença digital nas redes sociais;

Espaço físico: a loja física também requer atenção e uma decoração especial – crie um ambiente que gere uma boa experiência para o seu cliente. O consumidor quer ser bem atendido e alguns detalhes como som ambiente e brindes podem ser um diferencial;

Estoque: é importante estar atento para não perder vendas. Fique atento às novidades. O fornecedor é parte fundamental nesta etapa. Se possível, faça uma reposição completa, considerando as variedades do produto (cor, tamanho, modelos). Além disso, diversifique os fornecedores e cheque as melhores condições de prazo, qualidade, preço e prontidão de estoque;

Combo interno: ofereça descontos e aproveite para vender itens parados no estoque, com pouca demanda ou que possam sofrer alguma redução nas vendas após o período do Carnaval, como produtos específicos de verão, estampas coloridas, entre outros;

Parcerias: é também uma boa oportunidade para fechar combos com parcerias externas com lojas, pousadas, bares e restaurantes que recebem o mesmo público de interesse do seu negócio (combo externo).

O post Economia criativa, alimentação, beleza e turismo ganham impulso no Carnaval apareceu primeiro em O Otimista.



fonte da notícia!

VEJA MAIS

inscrições na próxima segunda, 24/03

A Prefeitura de Maracanaú, por meio da Secretaria de Esporte, convida toda a população para…

Taty Girl lança “Sem Tu”, novo single que promete emocionar os fãs de forró romântico

Taty Girl está pronta para tocar os corações dos fãs com “Sem Tu”, seu mais…