A Jornada Pedagógica 2025 foi realizada nesta segunda-feira, 20 de janeiro, no Teatro Dorian Sampaio. O evento contou com a participação de secretários municipais, vereadores, representantes da Crede 1, dos Conselhos Municipais de Educação, gestores escolares, coordenadores pedagógicos e técnicos da Secretaria de Educação.
Neste ano, o tema “Educação para todos: desafios e práticas pedagógicas na perspectiva inclusiva” revelou a importância de fortalecer o debate sobre práticas que contribuam para atender a diversidade e a singularidade de cada estudante da rede municipal de Maracanaú.
Os objetivos foram refletir sobre os desafios da educação inclusiva; compartilhar práticas pedagógicas inclusivas; e fortalecer a formação de profissionais da educação.
O Professor Pedro Lucas Costa e Lopes de Lima, pessoa com Transtorno do Espectro Autista – TEA (autismo), é Mestre em Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor pela Universidade Fernando Pessoa/Porto-Portugal. Ele palestrou sobre “Autismo na Escola: limites e possibilidades para a inclusão escolar”.
“A compreensão pedagógica do que é Autismo, estratégias pedagógicas para conseguir oferecer o suporte ao desenvolvimento, o suporte simbólico para compreensão do estudante, do mundo que está em volta dele e evidentemente também o suporte e o apoio e a oferta de acessibilidade pedagógica, programática, oferta de acomodações, então espero que seja bastante rico em estratégia”, contou o professor Pedro Lucas Costa.