O Centro de Mediação e Gestão de Conflitos (Cemgec), órgão da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), prestou assistência no ano de 2023 a 4.063 pessoas, por meio de uma série de iniciativas.
Entre as atividades desenvolvidas estão ações educativas e preventivas, serviços de mediação, assessoria jurídica e círculos restaurativos. No que se refere às ações educativas, foram realizadas palestras, workshops, cursos, quadro semanal na rádio e oficinas; já nas preventivas, foram feitos círculos de diálogo, rodas de conversa e o projeto “Mediando em Círculos”, totalizando 55 ações.
PROJETO MEDIANDO EM CÍRCULOS
Com o objetivo de cumprir a missão de desenvolver o tratamento adequado de conflitos, promovendo a solução consensual de conflitos e fortalecendo a cultura de paz, o Cemgec realizou o 2º e o 3º ciclo do Projeto Mediando em Círculos.
As edições foram realizadas com a Controladoria Geral de Disciplina do Governo do Estado (CGD), por meio de rodas de conversas com os servidores do CGD nos círculos de construção de paz.
ASSESSORIA E MEDIAÇÕES
Entre as frentes de trabalho da Cemgec, estão também as assessorias jurídicas e as sessões de mediação. No ano de 2023, 30 pessoas foram assessoradas e 43 sessões foram realizadas, das quais 72% obtiveram acordo na mediação.
Para saber mais sobre o trabalho realizado pelo Centro de Mediação e Gestão de Conflitos da Alece clique aqui.
(Com informações de Ana Vitória Marques da Assembleia Legislativa do Ceará – Alece)
O post Centro de Mediação da Alece realiza mais de 4 mil atendimentos em 2023 apareceu primeiro em O Otimista.