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B2B: negócios entre empresas vivem momento de expansão no Brasil


Ivan Teófilo, CEO da Metashop, plataforma B2B que auxilia profissionais na revenda de produtos (Foto: Edimar Soares)

Catharina Queiroz
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O mercado online avançou consideravelmente com a pandemia da covid-19 e desde então não parou mais. O e-commerce segue crescendo, gerando emprego e renda e abrindo portas para outras modalidades de negócios. Muitos consumidores e outros empresários, inclusive, se acostumaram com a comodidade de comprar e fechar negócios via internet, o que potencializa ainda mais esse mercado.

Dentro da expansão das empresas no mundo digital, nota-se também o crescente desenvolvimento do mercado B2B, o modelo de negócio business-to-business ou, na tradução para o português, “empresa para empresa”. O cliente final é uma outra empresa, ao invés do formato mais conhecido pela maioria dos consumidores, quando o cliente é pessoa física (B2C, ou “business-to-consumer”).

Dados da Think with Google, plataforma de insights e análises desenvolvida pelo Google, apontam que 47% dos empresários no Brasil destinaram, em 2023, mais de 20% dos investimentos mensais em contratações de serviços de outras empresas. Isso representa, em relação ao levantamento do ano anterior, aumento de 25%.

Especialistas acreditam que o crescimento do segmento B2B no País vem ocorrendo devido a demandas sofisticadas relacionadas às necessidades mais complexas das empresas, que precisam cada vez mais contratar serviços especializados diante do cada vez mais concorrido ambiente de negócios. O segmento ajuda empresas a expandirem seus resultados produtivos e financeiros.

Metashop

Nesse contexto, em 2021, surgiu a Metashop, plataforma B2B que auxilia profissionais na revenda nos principais polos do País. A ferramenta possibilita que vendedores tenham acesso aos principais fabricantes das regiões onde atua, gerando chances de que os melhores materiais sejam encontrados e ampliando as possibilidades de comercialização dos produtos.

Pesquisa realizada pela plataforma Opinion Box, em parceria com a Ploomes, empresa de gestão de relacionamento com o cliente, mostra que após o fim da pandemia, 75% dos negócios do Brasil se tornaram ainda mais digitais e que a consequência desse movimento é um mercado B2B bem mais digitalizado. Outros 65% das empresas consideram seu nível de maturidade digital alto ou muito alto.

CEO da Metashop, Ivan Teófilo explica que o processo de maturidade digital passa pela educação, conhecimento dos processos, marketing digital, entendimento de toda a performance do posicionamento de marca, fotos e digitalização. Para ele, os principais meios de contato com o cliente são o contato humanizado e a automatização da inteligência artificial (IA), ferramenta que, na opinião do executivo, veio para facilitar processos com linguagem humanizada.

“Os principais gatilhos de venda da Metashop estão na digitalização dos vendedores. Acreditamos muito no afiliado e franqueado, que entram na performance automatizada de pedidos dos compradores. A empresa entra com essa educação digital, uma tendência do mundo inteiro. Quem não estiver no mercado digital, consequentemente, estará forma do mercado nos próximos anos”, reforça.

Tecnologias

De acordo com Marta Campelo, consultora e conselheira fiscal do  Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese), o crescimento digital tem sido significante com o avanço das tecnologias digitais. Ela observa que as empresas estão buscando soluções online de forma exponencial para compras e vendas, dinamizando o mercado.

“A personalização e a experiência do cliente estão sendo cada vez mais priorizadas no B2B, e-commerce. As plataformas de e-commerce B2B estão evoluindo para atender a necessidades específicas de diferentes empresas e clientes. Os empresários estão buscando plataformas que facilitem a integração com outros sistemas, aumentando a eficiência operacional”, explica.

Segundo o Opinion Box, as expectativas para este ano são otimistas. Seis em cada dez profissionais acreditam que os resultados serão melhores em 2024, e metade das empresas avalia que suas vendas melhoraram após a pandemia.

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