Foi assinada a ordem de serviços para a construção da Unidade Básica de Saúde Indígena do Povo Pitaguary de Monguba, na Pacatuba. A solenidade contou com a presença das lideranças indígenas Pajé Alex, Cacique Madalena, Presidenta do Conselho de Saúde, Cacique João Paulo, liderança Ana Clesia, Rosa Pitaguary, representante da Secretaria Estadual dos Povos Originários, Thiago Anacé, Coordenador da Funai.
Presentes também as autoridades Deputados Firmo Camurça e Lucinildo Frota, Prefeito de Pacatuba Rafael Marques, Coordenador do DSEI Lucas Guerra, O engenheiro responsável pela obra, Dr. Renato Lima e as agentes de saúde do Povo Pitaguary.
A solenidade foi aberta por uma apresentação de dança das crianças Pitaguary e aconteceu em seguida a fala dos membros da mesa dos trabalhos.
A líder Ana Clécia falou sobre a luta de 23 anos de muita resistência pela implantação da obra do posto de saúde e historiou que a saúde indígena teve inicio com a enfermeira Silvimeire e a Agente de Saúde Cristina com atendimento precário e improvisado.
Nos anos de 2009 e 2010 na administração municipal do Prefeito Zezinho Cavalcante foi feita uma pequena construção, ao lado do posto municipal, para atender o povo pitaguary. Uma luta do Pajé Barbosa, do José Adriano e da própria Ana Clécia.
A lider Pitaguary também informou ao povo presente que o Deputado Firmo Camurça destinou uma emenda parlamentar de 200 mil reais para equipar a Unidade de Saúde do Povo Pitaguary.
O Deputado Firmo Camurça mostrou a importância do Presidente Lula nas conquistas dos povos originários, criando um Ministério, destinando orçamento e apoiando a luta por saúde e pela demarcação das terras.
No encerramento foi assinada a ordem de serviços da obra no valor de 1 milhão e 300 mil reais e dando o prazo de 9 meses para a entrega por parte da empresa licitada.